**Aviso: O texto que se segue pode conter spoilers e uma considerável quantidade de sarcasmo.**
Epá... não estava à espera. É que não estava mesmo à espera desta! Que LIVRÃO! Este, comparado com os Goor, está extremamente melhor! Aliás, atrevo-me a dizer que está ao nível de grandes autores internacionais. Este sim é uma obra prima! (Não a capa contudo... acho que a capa merecia um pouco mais de amor e carinho.)
Contudo, continuo a ser da opinião que falta um mapa... por vezes é complicado uma pessoa se orientar no meio de tantas cidades e reinos.
Neste livro a Calédra "volta" (nunca foi totalmente, mas pronto... pormenores) à vida, umas gerações depois e tem de resolver uma problema. Premissa simples, mas que se torna extremamente complexa com o desenrolar da história. O ponto mais positivo de todos é que já não há cá Fealgar para ninguém... portanto já não há personagens femininas à batatada para ver quem fica com ele (onde Calédra esteve incluída nos Goor)! Agora sim, Calédra pode ser uma personagem verdadeiramente forte! É uma personagem que não se encaixa no típico perfil de heroína, nem de vilã. Faz o que tem de ser feito para atingir os seus objetivos.
A escrita e organização do texto também estão muito mais "domadas" quando em comparação com os Goor. Provavelmente devido à editora Presença. O livro não é de todo confuso, sendo dividido em 28 capítulos. A linguagem continua completamente acessível, melhorada até.
O enredo é espetacular, eu já sou conhecedor de vários "tropes", portanto muitas vezes consigo prever o que vai acontecer numa história... contudo, em "O Regresso dos Deuses - Rebelião" fui constantemente surpreendido!
Para além de Calédra há imensas personagens interessantes, desde Marávia, Cartina, Advark e Garleana até Delkon e a sua família e ao podre do Marden.
Caramba... tenho mesmo um grande defeito de fabrico... quando a coisa é boa não consigo escrever. É por isso que normalmente apenas escrevo "rants".
Até agora, apesar de não ser completamente perfeito (mas haverá algo totalmente perfeito?), é o melhor livro de "fantasia" português que já li! 5/5
Parabéns e obrigado Pedro Ventura. Por onde será que andas desde 2011... haverá alguma continuação ou uma outra história para contar?
Sem comentários:
Enviar um comentário